quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Teresópolis



Estrada de Ferro de Theresópolis
1895 - 1957

Histórico

Em dezembro de 1895, inauguração do primeiro trecho da Estrada de Ferro Teresópolis, com 5 Km de extensão, entre o Porto de Piedade, no fundo da baía de Guanabara, e Magé. O segundo trecho, com 16,7 Km de extensão, entre Magé e Guapimirm (Raiz da Serra) é inaugurado em primeiro de novembro de 1896. O terceiro trecho, em cremalheira, com 4 Km de extensão, entre Guapimirim e a estação provisória de Barreira do Soberbo, no meio da serra, é aberto ao tráfego no final de 1904, elevando a extensão da Ferrovia para 26 Km.

No final de 1906 é aberta ao tráfego a quarta etapa da Ferrovia, com 2 Km de extensão, entre a Barreira do Soberbo e Miudinho. Em 1908 é inaugurado o prolongamento até Garrafão, e finalmente, no dia 7 de setembro de 1908 é aberto ao tráfego o trecho até a estação do Alto, na cidade de Teresópolis, inaugurado oficialmente no dia 19 de setembro, quando entra em operação o vapor "Presidente", o mais veloz da baía, na ligação entre o Rio de Janeiro e o Porto de Piedade, encurtando ainda mais o tempo de viagem. Alguns anos depois é inaugurado o prolongamento até a Várzea, no centro de Teresópolis.

Em dificuldades financeiras, no dia primeiro de agosto de 1919, a E.F. Teresópolis é incorporada à União

Em 1925, é iniciada a construção do prolongamento de 1,5 Km de extensão até Venda Nova, aberto ao tráfego em 1929.

No dia 25 de novembro de 1931, a Estrada de Ferro Teresópolis é incorporada à Estrada de Ferro Central do Brasil.

No início dos anos 50, é erradicado o trecho entre o Porto de Piedade e Magé, da antiga Estrada de Ferro Teresópolis. Em 1952 um deslizamento de terra cobre a estação de Teresópolis.

Em 1957, paralisação do serviço de cremalheira da Estrada de Ferro de Teresópolis, restando apenas o trecho em planície, entre Magé e Guapimirim. Em maio de 1958 é iniciada a retirada dos trilhos e a demolição das estações da cidade de Teresópolis. 


No dia primeiro de abril de 1958 o trecho restante da Estrada de Ferro Teresópolis é incorporado à Estrada de Ferro Leopoldina, com a denominação de ramal de Guapimirim.  Na época, além do serviço entre Guapimirim e Magé, circulavam trens diretos entre Barão de Mauá e Guapimirim, com tempo de viagem de 2 horas, com paradas na seguintes estações: Barão de Mauá, Duque de Caxias, Saracuruna, Bongaba, Suruí, Magé, A.Vieira, Citrolândia e Modelo.

Em 2011, o ramal de Guapimirim, entre Saracuruna e Guapimirim, ainda não eletrificado, até então operado pelo Estado, passa a ser explorado pela concessionária Supervia.






Página lançada em 2 de outubro de 2019














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